Listamos alguns itens que consideramos indispensáveis sempre que iniciamos a criação de nossos projetos de closet e área de vestir. E gostamos de setorizar o closet em duas partes:
- área de vestir ou apoio
- área de armazenagem
Começando com a área de apoio ao closet temos:
1. um assento confortável e que tenha a altura certa para vestirmos meias e calçados é muito importante. Se você tem espaço, invista em um modelo de poltrona compacta, caso não seja possível, utilize um pufe com boa estabilidade pois eles também podem servir como "degrau" para acessar os itens que ficam no maleiro ou áreas mais altas dos armários;
2. um bom tapete é essencial para os momentos que ainda estamos descalços escolhendo ou vestido a roupa. Mesmo que seja um piso "quente", o tapete trás conformo e aconchego;
3. cabideiro, é um item que auxilia a organização do dia a dia, serve para pendurar aqueles itens que ainda não irão para a lavanderia e também não irão para o roupeiro. E se não tem destino certo o melhor lugar é o cabideiro. (Obs.: a poltrona não é cabideiro. Ela não deve ser usada para isso!)
4. Um espelho de corpo inteiro é mais que indispensável, de preferência que seja possível se ver de corpo inteiro e quanto mais distância você puder estar dele melhor será a visualização. No projeto, colocamos ele na maior parede, onde fizemos um painel de marcenaria com detalhes ripados e acrescentamos o espelho na maior parte, deixando ele posicionado atrás da poltrona proporcionando se enxergar de corpo inteiro e possibilitando que duas pessoas usem o espelho ao mesmo tempo. (Observar imagem abaixo)

No projeto do closet do Lar. GP, a composição de peças ficou perfeita. Os itens que usamos foram: a poltrona Los Angeles do designer Luan Del Savio, que é comercializada pela Breton; o tapete redondo é artesanal produzido em maxi-crochet que é um crochê gigante; o cabideiro é uma peça de design assinado pela Lattoog, que é um mancebo-luminária composto por sequências de ripas de madeira, leva o nome de Brise e faz parte da linha de complementos da Florense. O hall de entrada da suíte do casal ficou funcional e muito aconchegante.
Agora sobre o setor de armazenagem, que são os armários de roupas, consideramos fundamental a setorização de todos os itens para maior praticidade e funcionalidade. Vamos te contar como fizemos para que o projeto do closet do Lar. GP ficasse lindo e funcional:

Para a listagem abaixo, observar a imagem acima:
1. separamos os calçados e bolsas das roupas, deixando o armário alto da lateral do gaveteiro somente para isso. Como esses itens são menores, conseguimos uma profundidade pequena nesse lado do armário;
2. roupas de cabide ficaram no armário alto atrás do gaveteiro, onde era a melhor localização já que precisávamos de maior profundidade para varões e calceiros;
3. criamos um gaveteiro central (tipo ilha) para armazenar as roupas íntimas, meias, acessórios e peças que podem ser guardadas dobradas. E assim já ganhamos uma área de apoio, seja para as roupas que serão usadas ou para soltar as peças que irão para seu lugar dentro do roupeiro.
4. roupeiros ocupam muito volume, então decidimos nas portas de giro o vidro reflecta, para dar mais “profundidade” ao closet. Esse material funciona como um espelho mas também permite que vejamos o que tem dentro do roupeiro. (É como se fosse um vidro com pouca transparência).

Essas definições deixaram esse closet esteticamente lindo e o principal: sendo um aliado no dia a dia da família.
Nos conta, você prefere guardar suas roupas em cabides ou dobradas?